Home > Pólio Plus > US$1 bilhão para impulsionar as atividades da Polio PLus

US$1 bilhão para impulsionar as atividades da Polio PLus

As promessas de doação de mais fundos, anunciadas na Convenção do Rotary em Atlanta, reduzirão drasticamente a lacuna de financiamento de $1,5 bilhão que os parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio afirmam ser uma necessidade real para reduzir os casos da doença mundialmente. Felizmente, só foram registrados cinco casos este ano, o menor número até hoje.

Bill Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, disse que a erradicação da pólio será uma das maiores conquistas da humanidade.

O presidente do RI, John Germ, anunciou que o Rotary se concentrará em arrecadar $50 milhões por ano, pelos próximos três anos. Desde 1985, a nossa organização destinou mais de $1,7 bilhão ao combate da doença. “Estamos tão próximos da vitória que, atualmente, cada novo caso registrado pode ser o último”, disse Germ.

Gates falou à plateia de quase 24.000 pessoas presentes no centro de convenções que, a partir de 1° de julho, sua fundação aumentará o limite anual total de $35 para $50 milhões, pelos próximos três anos, da sua equiparação de dois dólares para cada dólar destinado pelo Rotary à erradicação da pólio. As doações do Rotary, somadas à equiparação da Fundação Gates, somarão $150 milhões por ano, ou $450 milhões dentro dos próximos três anos que custearão atividades de erradicação da pólio.

O ator e embaixador da pólio, John Cena, foi o mestre de cerimônias durante esta sessão. Ele destacou a determinação dos rotarianos para a conquista de um mundo sem pólio dizendo: “Vocês são os desbravadores deste caminho, que estão provando ao mundo que mesmo um desafio tão colossal como esse pode ser vencido”.

O novo financiamento custeará atividades de vigilância para detectar possíveis riscos e casos da doença, atuação em situações de surto e a vacinação de mais de 400 milhões de crianças anualmente.

Fonte: Rotary.org