Home > O que é Rotary

“SEJA QUAL FOR O SIGNIFICADO DO ROTARY PARA NÓS, PARA O MUNDO, ELE SERÁ CONHECIDO PELOS RESULTADOS QUE CONQUISTAR.” — PAUL P. HARRIS

Paul Harris

Nossa organização de 1,2 milhão de associados começou com a visão de um homem: Paul Perci Harris.
Em 23 de fevereiro de 1905, o advogado de Chicago formou uma das primeiras organizações de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, como um lugar onde profissionais com conhecimentos distintos poderiam trocar ideias e fazer amizades significativas e duradouras. O nome Rotary surgiu da prática inicial de fazer um rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado.

Nós, rotarianos, não apenas presenciamos grandes eventos da história, mas também fizemos parte deles. Desde o início, três características principais permanecem fortes em toda a história do Rotary:

Somos verdadeiramente internacionais. Apenas 16 anos após nossa fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes. Hoje, trabalhamos juntos, em diversas partes do globo, virtualmente e ao vivo, a fim de resolver alguns dos problemas mais desafiadores do nosso mundo.

Perseveramos em épocas difíceis. Durante a Segunda Guerra Mundial, Rotary Clubs da Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e Japão foram forçados a se dissolver. Apesar dos riscos, vários continuaram se encontrando informalmente e, após o fim da guerra, eles se juntaram para reconstruir seus clubes e seus países.

Nosso compromisso com o servir é contínuo. Começamos nossa luta contra a pólio em 1979 com um projeto para imunizar 6 milhões de crianças nas Filipinas. Em 2012, apenas três países continuam endêmicos — em 1988 eram 125.

Nossas diversas profissões, culturas e nacionalidades nos dão uma perspectiva única. A paixão que compartilhamos pelo servir nos ajuda a realizar coisas extraordinárias.

Nosso impacto começa com nossos associados: pessoas que trabalham incansavelmente com seus clubes para resolver alguns dos desafios mais difíceis das nossas comunidades. Seus esforços são respaldados pelo Rotary International, por nossa rede de rotarianos e pela Fundação Rotária, que transforma doações generosas em subsídios para financiar o trabalho de nossos associados e parceiros. O Rotary é conduzido por nossos associados: líderes responsáveis que ajudam a levar adiante a Missão e os Valores da nossa organização.

O Rotary é composto de três partes: no coração do Rotary estão nossos clubes, que são respaldados pelo Rotary International e pela Fundação Rotária.

Os Rotary Clubs reúnem pessoas dedicadas que trocam ideias, formam relacionamentos e entram em ação.

O Rotary International apoia os Rotary Clubs no mundo todo coordenando programas, campanhas e iniciativas globais.

A Fundação Rotária usa doações generosas para financiar projetos de rotarianos e de nossos parceiros em comunidades do mundo todo. Por não ter fins lucrativos, todos os recursos financeiros da Fundação vêm de contribuições feitas por rotarianos e amigos que compartilham da nossa visão de um mundo melhor.

Juntos, os Rotary Clubs, o Rotary International e a Fundação Rotária trabalham para fazer melhorias duradouras em nossas comunidades e no mundo.