Home > O Bairro do Tremembé

Bairro TremembéLocalizado a 11 quilômetros do centro da cidade de São Paulo, o bairro do Tremembé teve seu surgimento no século XIX e começou a receber seus primeiros moradores no ano de 1890, com o desdobramento da fazenda da família Vicente de Azevedo em chácaras e glebas médias.

Mesmo com a sua proximidade do centro da cidade de São Paulo, o bairro do Tremembé foi, até o final da década de 50, uma região isolada, pequena e com baixa densidade. A existência, na região, do parque estadual Alberto Löfgren, também conhecido como Horto Florestal, e do Palácio de Verão do Governador, foram determinantes para o impedimento de uma expansão desenfreada na região. Já, na década de 60, deu-se início a construção de residências de alto padrão.

TramwaySeu desenvolvimento começou no ano de 1894 com a construção da linha de trem, o “Tranway da Cantareira”, sendo o principal acesso ao bairro, que ia até o Rio Tamanduateí, servindo para auxiliar na construção dos reservatórios de água da cidade. A estação Tremembé era a penúltima, antes da estação Cantareira, e encerrou suas atividades em 1964.

Dezesseis anos após o surgimento da linha de trem, por volta de 1910, os filhos de Pedro Vicente de Azevedo e Maria Amália Lopes de Azevedo criaram a Companhia Vila Albertina de Terrenos, dando início ao loteamento em moldes urbanos.

FazendinhaÉ bastante provável que a sede da fazenda da família Vicente de Azevedo ficava na esquina da Av. Nova Cantareira com a Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, razão pela qual a região é conhecida como “Fazendinha”.

No começo do século XX foi uma região muito procurada por portugueses, italianos, alemães e eslavos, já que seu relevo e vegetação de pé de serra lembravam em muito as paisagens europeias. Até recentemente, existia uma expressiva população de alemães.

O bairro do Tremembé tem um forte vínculo de participação comunitária entre suas entidades, das quais destacamos a atuação do Rotary Club de São Paulo Tremembé, a Paróquia São Pedro, o Lions Club Tremembé, a Fundação Gol de Letra, entre outras.

A palavra Tremembé, de origem tupi, significa terreno alagadiço ou pântano, sinal dos alagamentos que a área sofria e que ainda não foram totalmente resolvidos.

Seu aniversário é comemorado, todos os anos, no dia 10 de novembro, conforme promulgação da lei municipal 11.544/94.