Home > Biografia de Renato Rossetto Filho

Renato Rossetto Filho nasceu em 20 de junho de 1953, na cidade de São Manuel, município localizado próximo ao centro do território paulista, a 260 quilômetros da capital do estado. É filho de Renato Rossetto e de Laura Pietro Longo Rossetto. Tem uma irmã cinco anos mais nova, chamada Leia Rossetto Rodrigues.

Fez, em sua cidade natal, o curso primário na Escola Augusto Reis (1960-1963); e o ginásio (1964-1967) e o colégio científico (1968-1970) na Escola Estadual Manuel José Chaves.

Veio com 17 anos para a capital, onde estudou no Curso Preparatório Universitário para Engenharia, ao mesmo tempo em que se mantinha, trabalhando no Banco Lar Brasileiro.

Em 1972 ingressou na Universidade Mackenzie, graduando-se engenheiro eletrônico em 1976. Nessa renomada e tradicional instituição de ensino fez durante dois anos (1978-1980) o Master in Business Administration (MBA). Merece destaque duas outras especializações que possui: Treinamento especial em Programa Coach, incluindo
trabalho em equipe em programas de neurolinguística (EUA), e Business Week Palo Alto School in Europe.

Renato Rossetto começou sua vida trabalhando como responsável do Sistema IBM 360 Modell 40, no Lar Brasileiro S.A. – Chase Manhattan Bank (1972-1975) e ampliando sua função como programador de software de Cobol pela IBM (1973-1975). De 1975 a 1976 tornou-se professor de eletrônica do Colégio Industrial Getúlio Vargas.

No ano de sua formatura, em 1976, ingressou na Siemens S.A. do Brasil como engenheiro de Projetos da Divisão de PABX (1976-1979) e responsável da Área de Desenvolvimento de Negócios e Suporte ao Marketing para Vendas, da Divisão de Telecomunicações (1980-1984).

Na Simens teve projeção internacional, trabalhando em vários países através dessa afamada multinacional. Em Buenos Aires – Argentina, atuou como diretor de marketing, na Área de Divisão de Telecomunicações Privadas (1985-1986); No México, como diretor da Área de Telecomunicações Privadas (1986-1990); Em Munique, na
Alemanha, como responsável pela Área de Telecomunicações Privadas da América Latina (1990-1992); e em Milão, na Itália, como diretor das Áreas de Produtos, Vendas, Marketing e de Operações (1992-2010). Concomitantemente, de 2001 a 2005 atuou na Universidade de Milão como professor de marketing internacional, com Cursos de Evolução da Organização e Desenvolvimento Administrativo.

Após 34 anos de atuação na Simens tornou-se diretor de desenvolvimento de negócios e consultor de desenvolvimento de recursos humanos da HRD Group e Imet Spa; e, posteriormente, representante dos acionistas e administrador da empresa de telecomunicações japonesa Allied Telesis, para o Brasil e a América do Sul.

Renato Rossetto ingressou em 2001 no Rotary Club de Sarono3, na Itália, tornando-se presidente no ano rotário 2009/2010, sendo lema mundial dessa gestão “O Futuro do Rotary está em suas Mãos”. Atuou e tem atuado muito junto à Fundação Rotária, conseguindo aprovação de valiosos projetos de subsídios globais para comunidades carentes do Sudão e Guiné-Bissau (neste país durante 10 anos!), no continente africano; na Índia, continente asiático; e, na América do Sul: na cidade de Puno, no Peru; cidade de Grajaú, no Maranhão (dois projetos), e na cidade de São Paulo (dois projetos), estes em parceria com o Rotary Club de São Paulo Tremembé.

Por motivos de trabalho, retornou ao Brasil em 25 de janeiro de 2013, e, nesse mesmo semestre, torou-se membro do Rotary Club de São Paulo Tremembé.

É casado com Eliane Mendes Machado Rossetto e tem um casal de filhos: Bruno Rossetto e Adriana Rossetto.

Renato Rossetto tem dupla cidadania: brasileira e italiana. Realizou mais de 60 cursos, seminários em áreas técnicas, marketing, vendas e relações humanas. É poliglota e fala além dos idiomas português e italiano, o inglês, espanhol e alemão.

1: Proponente: Helio Begliomini.
Os dados foram fornecidos por Renato Rossetto. A redação, de acordo com o perfil editorial da secção, foi feita por Helio Begliomini. O Prêmio de Cidadania do Rotary Club de São Paulo Tremembé “José Sérgio Pattini Filho” foi entregue no dia 30 de outubro de 2017, no Restaurante Celeiro da Fazenda, no Jardim São Paulo.

2: Leia Rossetto Rodrigues é médica pediatra e trabalha na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp, em Botucatu. É casada com um médico gastrocirurgião também da Unesp e tem duas filhas: Carolina, médica; e Gabriela, manager do Credit Suisse.

3: O Rotary Club de Sarono foi fundado em 1961.

4: Bruno Rossetto tem 32 anos e é engenheiro em informática; MBA em finanças e doutor em fundos de aplicação privados. Trabalha e administra o mercado do norte europeu para o Banco UBS, na Suíça, e mora em Zurich.

5: Adriana Rossetto tem 27 anos. Graduou-se na Bocconi Milão em economia e marketing internacional. Estudou artes teatrais em Nova Iorque (EUA) e aí reside. Trabalha e produz para o Teatro Private com uma sua companhia chamada New Where, tentando fazer uma ponte cultural do teatro entre Nova Iorque e Milão.